Coolab no Quênia: Connecting the unconnected

No início de Maio fomos ao Quênia, representados por Marcela e Hiure. A viagem é parte do projeto “Connecting the unconnected: Supporting community networks and other community-based connectivity initiatives onde a coolab é uma das organizações selecionadas para realizar atividades entres outros pares do sul global para o desenvolvimento das redes comunitárias.

Foram três dias de trabalho intensos, para conhecer uns aos outros ao passo que entendemos nossas próprias organizações, o que nos movia, como nos organizamos e onde estavam as nossas falhas.

Iniciamos com as apresentações de cada grupo, éramos no total 12, todos países em desenvolvimento , 4 da áfrica, 4 da ásia e 4 da América Latina. Cada organização era representada por duas pessoas, sendo que uma delas obrigatoriamente deveria ser mulher. Para saber um pouco mais sobre cada uma delas acesse https://www.apc.org/en/node/35438/ Tivemos apresentações dos coordenadores e todos os envolvidos, entre eles a nossa coordenadora de gênero Cynthia el Khoury. A inserção da questão de gênero e como ela foi tratada durante o encontro foram coisas que chamaram a atenção. Diante do pouco tempo de duração do encontro, essa pauta era relevante o suficiente para ter diversos momentos dedicados a isso, como a apresentação dos princípios feministas da internet, além do círculo de mulheres onde nos encontrávamos todas as noites.

Um momento foi dedicado a políticas e regulação de redes comunitárias. Aqui fomos apresentados ao, https://wiki.opentelecomdata.org/country-profiles , onde dados sobre a regulação vigente de cada país está sendo registrada para futuras ações.

Para nos ajudar com a organização interna e de nossos projetos fizemos algumas dinâmicas e fomos estimulados a manter os pés no chão através da atividade das mangas, pensar em termos de tarefas , quais são as mangas que estão ao nosso alcance, que é por onde devemos começar.

O projeto continua com atividades a serem realizadas junto aos outros pares, principalmente os da América Latina, até o fim do ano.