Coding Dojo para redes comunitárias

O coding dojo é uma metodologia de aprendizagem muito utilizada em hackerspaces para aprender a programar códigos computacionais. Nessa dinâmica, todas as pessoas constroem juntas a solução, alternando a posição reflexiva da plateia (que predominantemente ocupa a posição da escuta) com as posições mais ativas de piloto (quem está fazendo) e copiloto (quem auxilia com sugestões). Todos que estão na plateia vão se revezando entre copiloto e piloto sucessivamente. Assim, a missão vai sendo construída a partir do trabalho acumulado dos pilotos anteriores.

O coding dojo é estruturado a partir de micro-passos, o mais simples possível cada passo, fazendo com que qualquer pessoa, independente do conhecimento técnico, possa acompanhar. E sempre que houver dúvida, deve se manifestar e sanar a dúvida para que todo o time avance junto.

Um exemplo de micro-passos para configurar uma rede local com yunohost em uma rede mesh:

Passo 0 – desenhar a rede e os dispositivos que estão conectados a ela
Passo 1 – Ligar o computador e conectar na rede mesh
bônus – explorar quais ferramentas existem no computador para acessar outros dispositivos
Passo 2 – descobrir qual o ip do seu dispositivo
Passo 3 – descobrir o ip do roteador e do(s) servidor(es) local
Passo 4 – configurar um ip fixo no servidor com yunohost em /etc/networks/interfaces
Passo 5 – acessar os dispositivos com as diferentes ferramentas encontradas
Passo 6 – cadastrar o servidor local no /etc/hosts
Passo 7 – cadastrar o servidor no dhcp
Passo 8 – configurar o redirecionamento do pirania em /etc/config/pirania e resetar em /etc/init.d/pirania restart

É interessante, do ponto de vista técnico, configurar o servidor local em uma rede mesh de maneira mais resiliente. Muitas vezes, adicionamos o endereço de um servidor em /etc/hosts com um ip fixo do servidor e o nome que queremos que ele tenha na rede. Só que dessa maneira pode acontecer de o roteador oferecer o ip do servidor para outro cliente e isso pode causar um grande problema de conflito de ip. Conseguimos encontrar uma solução! Adicionamos uma linha em /etc/config/dhcp.

Com o yunohost podemos usar diferentes apps, como o Nextcloud (para o compartilhamento de arquivos), o wordpress (um blog para compartilhar suas histórias) e até um joguinho chamado hextris, e muito mais.