Community networks learning grant – APC

Participantes do projeto – Foto APC

De Maio a Dezembro de 2019 a Coolab fez parte do projeto Community networks learning grant pela APC.

A APC (Associação para o Progresso da Comunicação) é uma associação de ativistas comprometidos que querem usar a internet para fazer do mundo um lugar melhor.

O trabalho está em ajudar as pessoas a terem acesso à internet onde não está disponível ou onde ela é inacessível, bem como ajudar os grupos de base a utilizarem tecnologia para desenvolver suas comunidades e promover seus direitos. Garantir que as políticas governamentais relacionadas à informação e comunicação sirvam aos melhores interesses da população em geral, especialmente as pessoas que vivem no Sul global.

Em Agosto de 2017, a APC em parceria com a Rhizomatica deu início ao projeto de título “Connecting the Unconnected: Supporting community networks and other community-based connectivity initiatives” que visa apoiar diretamente o desenvolvimento de redes comunitárias, com fundos da Swedish International Development Cooperation Agency (Sida).

No âmbito deste projeto, foram selecionadas 12 organizações de redes comunitárias (quatro na África, quatro na Ásia e quatro na América Latina), que receberam financiamento para atividades que criam e promovem uma comunidade de aprendizagem entre pares. A seleção dos bolsistas baseou-se numa avaliação das candidaturas recebidas através de uma chamada pública. As organizações da rede comunitária nomearam então dois indivíduos “internos” que se tornaram representantes dos membros da comunidade de pares.

Na América Latina somos 8 pares de 3 países:

Dentro desse projeto os representantes da Coolab acompanharam de perto o trabalho de redes comunitárias ao redor do mundo: