Redes Comunitárias – Compartilhando na Colômbia

Depois da II Cúpula Latino-Americana de Redes Comunitárias (CLRC), seguimos para um encontro de pares e com outras redes comunitárias, os nossos anfitriões foram os integrantes da organização Colnodo, que contribui na construção de diversas redes comunitárias pela Colômbia.

Compartilhamos da vivência e troca de conhecimento entre os representantes das organizações participantes do projeto Community Netwroks Learning Grant – APC e com a rede comunitária RedINC (Índios, Negros e Campesinos) na região do Cauca, no município de Buenos Aires. Essa é uma região com muitos conflitos devido à presença de Paramilitares e narcotraficantes, e a nossa passagem pela região foi algo muito delicado.

Dentre as muitas opções, acabamos decidindo em ter o encontro na cidade de Popayan, pela proximidade com as comunidades integrantes da RedINC e também para que todos se sentissem seguros. No final ainda houve uma visita à comunidade, no interior do município de Buenos Aires no último dia do encontro.

A programação seguiu e começamos as atividades com a fenomenal metodologia da educação popular conduzida pelo coletivo de Redes AC. Foi muito interessante ver pessoas com diferentes realidades de comunidades tradicionais, dessa longínqua zona rural da Colômbia, se aproximando e se apropriando das tecnologias de telecomunicação de maneira tão integrada e fluida.

Realizamos uma atividade com altermundi mostrando todas as funcionalidades do nosso querido librerouter, desde o alinhamento até as dicas e truques para ter uma rede mesh bem configurada e resiliente em uma rede comunitária.

Ainda estiveram presentes a cooperativa Tosepan, mostrando os caminhos para construir uma cooperativa para as comunidades escoarem seus produtos e se organizarem financeiramente. E também o pessoal de TIC do México, contribuindo com seu conhecimento sobre como enfrentar os desafios de proteção elétrica dos equipamentos de GSM.

Novamente, a atividade de coding dojo foi um sucesso: trabalhar com essa metodologia é muito impactante uma vez que se não se trata de uma palestra de uma única pessoa falando e tentando “transmitir conhecimento”, mas sim de um ambiente em que as pessoas se colocam em diferentes posições para aprender e isso é muito poderoso.

No final, uma visita à comunidade, mesmo correndo certos riscos por ser uma região de conflito, uma parte do grupo decidiu embarcar nessa viagem e conhecer o território dessas pessoas maravilhosas que compartilhamos tempo e conhecimento. Foi incrível conhecer esse território tão cheio de histórias, algumas trágicas, mas com muita vontade de dar a volta por cima e encontra a paz, através da tecnologia e do conhecimento.

Todas as aventuras na Colômbia foram sintetizadas nessa série de vídeos: