Perspectivas acerca do Libre Router no Brasil: onde estamos e para onde vamos

O que a chegada no mercado brasileiro de um roteador de fácil configuração, software e hardware 100% livre, resulta na criação de novas redes comunitárias?

Durante as instalações que a Coolab realiza, ensinamos as pessoas a libertarem seus roteadores. Ensinamos a instalar o LibreMesh, visto que este facilita várias etapas – como descobrir qual dos roteadores tem saída para a internet, ou como se comunicar com seu vizinho. Entretanto, vários passos são necessários para se chegar a esse resultado. Uma implicação direta é a necessidade do roteador ser portável, ou seja, haver uma versão do Libre Mesh especialmente para esse equipamento. Isso demanda muito trabalho por parte dos desenvolvedores, visto que novas versões surgem no mercado com diferentes configurações.

Ainda que seja viável a curto prazo, a longo prazo essa abordagem não resulta em ganhos significativos para as redes comunitárias e a comunidade de desenvolvedores, visto que ainda se está trabalhando com um hardware fechado, desconhecido. E, o acontecimento que acelerou o desenvolvimento e financiamento do Libre Router foi que uma nova lei da FCC (“Anatel dos EUA”) dificulta a instalação de firmwares alternativos.

Fonte: hackaday.com

Ao utilizar o Libre Router como solução padrão, teremos o Libremesh funcionando nativamente, sem que sejam necessárias modificações no roteador para fazer uma rede mesh.

No mês de Dezembro, a CooLab fechou contrato com o Organismo de Certificação Designado UL do Brasil. Com isso, iniciamos o processo de homologação do Libre Router no Brasil. O processo consiste em analisar se o equipamento está em condições com as leis brasileiras para equipamentos de radiação restrita. Para isso, precisa passar por testes de laboratório, além de ter um manual de instruções e o selo da Anatel. A parte mais demorada são os ensaios de laboratório, que podem levar de 2 a 3 meses. O manual de instruções já está sendo confeccionado, e, se quiseres contribuir, podes entrar em contato conosco através do info@coolab.org.

Em breve teremos mais novidades acerca desse assunto.