V-NET – Levando conectividade à Internet para áreas de baixa renda na África do Sul

V-NET: Bringing Internet Connectivity into Low-Income Areas, June 19, 2019

Estamos vivendo um tempo de rápido avanço tecnológico globalmente. E experimentando uma crescente importância do acesso à Internet em nossa vida cotidiana.

Em países como a África do Sul, muitas comunidades e pessoas mais pobres simplesmente não têm acesso a uma conexão à Internet que possam pagar e de qualidade. Esse tipo de conexão à Internet está disponível principalmente por meio de infraestrutura ou fibra, serviços usufruídos em áreas mais ricas. Isso está contribuindo para uma nova divisão digital entre os ricos e os pobres.

Sem alternativas acessíveis, muitos sul-africanos dependem muito de dados móveis, apenas para se manterem conectados. Com o alto custo dos dados na África do Sul, essa despesa pode ter um impacto significativo na receita de uma pessoa. Sem nenhuma queda de preço prevista para o futuro próximo, a conectividade de dados móveis, portanto, não se mostra uma solução sustentável para a conectividade à Internet.

Na VPUU, temos trabalhado em maneiras de superar essa exclusão digital e melhorar a qualidade de vida. Foi assim que nasceu a ideia da V-NET.

O que é a V-NET?

V-NET é uma rede mesh que traz conectividade com a Internet nas áreas em que o VPUU atende. Existe como uma parceria entre a VPUU, as comunidades locais e o governo da Cidade do Cabo. A VPUU está colaborando com a Wakoma Incorporated e a Man Make Machine para co-projetar e implantar a V-NET.

Inicialmente, fornecerá principalmente suporte para nossos vários programas VPUU. Uma vez estabelecido com sucesso, no entanto, pretendemos introduzi-lo como uma rede comunitária para trazer acesso à Internet a bom preço e serviços offline em áreas de baixa renda na Cidade do Cabo.

Em sua essência, a V-NET terá um servidor suportando uma plataforma desenvolvida localmente que fornece conteúdo e serviços locais gratuitos. No servidor, a rede se ramifica através de uma “malha” de pontos de acesso Wi-Fi (APs). Até o momento, montamos APs em vários escritórios da VPUU em Khayelitsha. Esses APs criam o backbone da rede e permitem que o sinal seja enviado a longas distâncias (backhaul) para criar uma rede de conectividade.

Uma vez estabelecido, qualquer usuário conectado a um ponto de acesso pode se comunicar com outros usuários conectados. Os usuários também poderão acessar a Internet, bem como o conteúdo ou serviços offline em execução no servidor.

Acessibilidade e desenvolvimento econômico local

Existem muitos benefícios em potencial do V-NET, particularmente a sua acessibilidade em relação a outras opções existentes no mercado. ISPs locais, departamentos governamentais, empresas e escolas também podem se beneficiar do V-NET, pagando taxas competitivas com as do mercado para cobrir os custos de operação.

O objetivo a longo prazo é criar um ISP local (provedor de serviços de Internet) e incentivar os varejistas da comunidade local a vender acesso à Internet aos usuários através de um sistema baseado em vouchers. Acreditamos que isso tem o potencial adicional de criar oportunidades e desenvolvimento econômico local. Assim, a introdução de uma conexão de Internet acessível e de qualidade através do V-NET tem o potencial de reduzir custos locais e iniciar uma recuperação na economia local.

A receita das vendas de vouchers será destinada à manutenção da rede e à complementação dos projetos de desenvolvimento da VPUU. Os escritórios de informação comunitária da VPUU (anteriormente conhecidos como CROs), bem como nossos vários projetos administrados pela comunidade, envolvidos no fornecimento de segurança educacional, serviços básicos, posse e desenvolvimento econômico local, serão beneficiados pelo aumento do acesso à Internet.

Envolvimento da comunidade

De acordo com os princípios fundamentais da VPUU, a participação e o envolvimento da comunidade são essenciais para a sustentabilidade da V-NET. Como tal, realizamos várias sessões de informações nas comunidades atendidas, incentivando os moradores locais a fazer perguntas e se envolverem.

Workshop de formação da V-NET para membros da comunidade local no Monwabisi Park, Khayelitsha

Durante as atividades, convidamos os membros da comunidade local a participar. Quem participou aprendeu a montar um raio de luz e unir cabos.

No futuro, a V-NET terá um forte componente de qualificação. O VPUU treinará uma equipe principal de residentes locais para instalar e manter a rede, além de monitorar e responder a problemas de rede que possam surgir.

A V-NET também mantém a promessa de permitir projetos, treinamentos e eventos tecnológicos locais inovadores e interativos. Com uma rede para apoiá-los, a possibilidade de manter hackathons regulares na comunidade será bem possível (faça o link do vídeo do Raspberry Pi Jam de Dhena aqui).

Conteúdo offline e recursos educacionais

Quando os usuários se conectam a V-NET, eles terão acesso a alguns serviços gratuitos, offline e de código aberto, como bate-papo, redes sociais, desenvolvimento de carreira, streaming de vídeo e compartilhamento de arquivos. A V-NET também terá conteúdo educacional offline, como Khan Academy, palestras TED, eBooks, African Storybook Project, WordPress, Moodle e vários serviços Wiki disponíveis (incluindo toda a Wikipedia em vários idiomas).

Construindo a ponte entre o conteúdo local e global

Outra visão que impulsiona a V-NET é a de preencher a lacuna entre conteúdo local e global. A facilidade de acesso permitirá que o conteúdo global se torne mais localmente acessível e incentive igualmente a criação de conteúdo local para se tornar globalmente acessível. Isso tem o potencial de permitir que os consumidores de conteúdo da Web se tornem produtores ativos de seu próprio conteúdo. Os usuários locais poderão criar conteúdo relacionado à história e herança da comunidade, desde estruturas cívicas a eventos locais. Isso permite que os moradores locais contem sua própria história ou a de sua comunidade e façam com que suas experiências vividas sejam vistas e ouvidas na Internet em geral.

Possibilidades de longo-prazo

A força da V-NET reside na sua qualidade e acessibilidade em áreas sem acesso adequado à Internet. Com acesso viável à Internet e conteúdo offline, prevemos que a V-NET funcionará como um acelerador. Isso permitirá uma melhor comunicação; aumento da produção e compartilhamento de conhecimento e conteúdo; e melhor acesso a recursos educacionais, empregos e oportunidades de networking. O benefício potencial não se limita a uma idade, sexo ou grupo de interesse específico. A V-NET oferecerá um serviço do qual todos se beneficiarão.

Esperamos que a implementação bem-sucedida do projeto piloto inicial em algumas comunidades inspire e capacite as comunidades adjacentes a adotarem soluções semelhantes. A longo prazo, esperamos que redes semelhantes sejam replicadas em outros municípios e façam um esforço considerável para dirimir o fosso digital na África do Sul.