Bairro do Souzas

Monteiro Lobato, SP

Em Monteiro Lobato um grupo de moradores criou a associação Portal Sem Porteiras, sediada no Bairro dos Souzas onde criou-se uma Rede Comunitária de internet. O grupo começou a se reunir no fim de 2016 com interesses diversos, todos em busca de um melhor acesso do que o oferecido a na região. Entre reuniões esporádicas e esclarecimentos de direcionamento, o grupo se firmou oficialmente em 13 de abril de 2018 como Associação Portal sem Porteiras , com o objetivo de desenvolver ações que viabilizem formas alternativas de acesso á informação, contribuindo com a luta pela democratização dos meios de comunicação.

Desde então a associação demonstrou diversos avanços e aprendeu com muitos erros. No meio do ano, com o financiamento recebido pela Coolab, foi ampliado a infraestrutura com mais 15 Cpes 210 e um par te rockets com antenas de 30dbi para ampliar o alcance da rede e envolver o maior número de participantes. Foi instalado uma torre para acomodar uma das antenas e alimentada por um sistema fotovoltaico na Pedra do Om, a montanha mais alta do bairro, famosa pelos corredores de montanha, com visada para são José dos Campos, onde vai ficar a outra antena. A rede que se espalha pelo bairro já conta com um servidor local com conteúdo próprio. No momento um link ( 3 Mega) é limitado , mas ainda assim liberado através de um portal cativo para os colabores da associação e uma vez por mês liberado para usuários comuns.

A associação conta com dois grupos de trabalho que se organizam para planejar ações (Conselho de conteúdo) e conduzir estudos técnicos (Conselho técnico) em uma educação para as mídias.

Número de usuários:200

Número de pontos: 12

Financiamento: Coolab

Controle de acesso: Portal Captivo

Equipamento:  ROCKETM5, CPE210, CPE510, WDR3500

Software: Libremesh

Conexão: Via ISP

Contato: Hiure hiure@riseup.net

Localização