Calculadora Solar V1

Calculadora solar para projetos de comunicação e informação comunitários

Resumidamente:

http://solar.coolab.org/

Percebemos que uma das maiores barreira de adoção da energia solar está na dificuldade de acesso ao conhecimento a respeito de quais equipamentos são necessários para esses sistemas e como dimensiona-los.

Por isso com apoio da APC desenvolvemos um aplicativo web que busca ajudar da forma mais intuitiva a técnicos e não-técnicos a dimensionarem seus próprios sistemas.

Como usar

1. Entenda como funciona

É importante entender que ao simplificar ao máximo as variáveis usadas em uma calculadora solar nós perdemos precisão. Então é bom entender melhor como funciona esse sistema e como é o processo de instalação.

2. Escolha os aparelhos

Escolha de dispositivos de comunicação

Fizemos uma seleção dos aparelhos mais usados para redes de comunicação em malha, usando o Libre Router OS e também alguns outros equipamentos usados para enlaces ponto-a-ponto a longa distância.

Basta selecionar os aparelhos que vão compor seu sistema e vamos usar suas informações de consumo para calcular. Também temos a opção de adicionar qualquer outro aparelho, desde que tenhamos as informações de consumo dele.

3. Defina a radiação solar do local

Disponibilizamos uma versão resumida do Atlas Solarimétrico do Brasil para tomar como base as horas de médias de sol em diferentes estações do ano. Deve-se tomar como base o mês com menos irradiação solar, pois devemos estar prevenidos para todo o ano.

Também devemos ficar atentos com o local exato onde os aparelhos vão ser instalados, pois fatores como sombra de árvores, morros e edifícios influenciam na disponibilidade de sol.

4. Autonomia do sistema e opções

Um sistema com menos de 24 horas de autonomia é mais barato, mas não vai garantir o funcionamento dos aparelhos durante todo o tempo.

É importante observar se o local onde o sistema vai operar tem muitos dias nublados durante alguma estação do ano. Nesses casos é prudente colocar uma autonomia de alguns dias.

Das opções avançadas se deve modificar o modelo de descarga e de perda para ser mais ou menos conservador nos cálculos. Vale a pena mudar a saída do banco de baterias para usar aparelhos que precisam de 24V sem precisar de um regulador de tensão ou inversor.

5. Resultados

Ao final o aplicativo mostra as especificações dos aparelhos necessários para o sistema com base nas entradas feitas pelo usuário. Ele permite compartilhar esses resultados através de uma url, e também imprimi-lo como pdf.

A marca dos aparelhos usados influenciam a durabilidade. No caso dos controladores de carga é importante observar nos manuais dos aparelhos se a tensão máxima dos painéis não esta acima da suportada pelo controlador.

Controladores com a tecnologia MPPT tem maior eficiência e muitas vezes valem a pena. Mas vale estar atento se o aparelho é muito barato e diz ser MPPT, pois é provavelmente falso.

Devido a diversidade de painéis disponíveis no mercado optamos por não segmenta-los em caso de sistemas com consumo superior a 400Wp. Caso uma placa não seja o suficiente para o sistema, basta comprar mais placas que somam o valor necessário em Wp (pico watt) e coloca-las em paralelo. Mas fique atento e entenda melhor a diferença entre ligações em série e paralelo, pois pode ser que seja necessário caso seu sistema seja grande.

Próximos passos

Acesse a calculadora em https://solar.coolab.org

Nós envie sua opinião em info@coolab.org.

Próximas versões

No processo de construir essa ferramenta entendemos melhor sobre as variáveis envolvidas em tais sistemas e como no futuro podemos usa-las para dar mais precisão a projetos da baixo e grande consumo.

Algumas melhorias que pensamos para uma segunda versão: