II Cúpula Latinoamericana de Redes Comunitárias

O movimento de redes comunitárias na América Latina mais uma vez fortalece seus laços, durante o segundo encontro da Cúpula Latino Americana de Redes Comunitárias que ocorreu na Colômbia em setembro deste ano.

O encontro com o objetivo de estreitar relações, fortalecer laços e buscar soluções comuns entre integrantes de distintas redes de diversos países da América do Sul, ocorreu de 24 a 28 de setembro, na Universidade de Cundinamarca na cidade de Fusagasuga – Colômbia, uma cidade a aproximadamente duas horas de Bogotá.

Para atingir seus objetivos, o encontro de cúpula começa com um dia de apresentações para os membros e alunos da universidade que sediava o evento, que foi organizado pela rede comunitária local e grupo de pesquisa rede Fusa Libre, contando com o apoio do grupo de interesse especial em redes comunitárias LAC-CNSIG e a universidade de Cundinamarca.

A participação coletiva dos integrantes do Brasil se deu de forma de apresentação conjunta no dia inicial e na busca de questões comuns para o cenário nacional mas que ao mesmo tempo estivessem integradas nas questões a nível de América Latina.

O trabalho de levantamento de questões ocorreu durante um primeiro momento, sendo que dado o alto numero de participantes (aproximadamente 40) foi escolhida a forma de trabalho em grupos menores que ao final de suas tarefas apresentam os resultados em uma assembleia coletiva.

Foram diversos os temas abordados, desde questões técnicas como equipamentos, versões de hardwares até questões políticas financeiras como acesso ao FUST passando por questões como discussão e apresentação de visão sobre gênero em redes e território.

A sensação ao terminar essa reunião foi de que estamos todos f… juntos…que os problemas que enfrentamos são muito parecidos em alguns casos e totalmente distintos em outros e que a experiência de outros grupos podem nos ser muito úteis.

Depois de todos os debates os nossos anfitriões da Red Fusa Libre nos levaram para conhecer projetos de redes comunitárias que tem trabalhado por muitos anos.

Pudemos conhecer um projeto e tal lugar, onde desenvolveram a ideia de instalar um sistema de comunicação VoIP dentro da rede comunitária. E ainda pudemos jogar Terro.

Depois conhecemos a dona Maria Ana Rosa Bejarano Gomez que nos mostrou com todo orgulho a antena instalada na sua casa que os estudantes da zora rual usam para fazer as pesquisas da escola.

O grupo da Red Fusa Libre ainda nos mostrou um experimento muito interessante para todas as redes comunitárias, um sistema hibrido de energia onde pode se usar energia eólica com energia solar. Com um sistema de monitoramento que vale uma exploração mais profunda.