Juruti Velho

A Amazônia foi centro das atenções brasileiras, e mundial, em agosto de 2017, quando o presidente Michel Temer assinou um decreto extinguindo uma reserva ambiental do tamanho da Dinamarca para permitir o avanço da mineração na região. A medida causou enorme reação contrária e, dias depois, o decreto foi suspenso.

DSC_7648

Na mesma semana, uma equipe CooLab se dirigia a Juruti Velho, povoado fundado pelos índios Munduruku, na fronteira entre os estados do Pará e Amazonas. Desde os anos de 1980, com a chegada da mineradora norte-americana Alcoa, o território de Juruti vem sendo alvo de conflitos, trazendo inúmeros impactos ao meio-ambiente e aos seus habitantes originais, prejudicados em suas atividades econômicas tradicionais. Como não possui alta densidade populacional, Juruti Velho não possui a maior parte dos serviços de telecomunicações comerciais comuns nos grandes centros, como acesso a redes de celulares e à Internet.

CooLab_Slide_Introd

Tendo sido selecionado o projeto de Juruti Velho na chamada pública nacional da CooLab – para instalação de provedores comunitários de Internet – entre os dias 1 e 12 de setembro foi realizada a instalação de uma rede mesh, além de reuniões e práticas de formação para produção de conteúdo multimídia utilizando software livre. Gravações de entrevistas utilizando celulares, enfocando temas como a história local contada pelos mais velhos, descrevendo os usos e formas de identificação de plantas medicinais pelas mulheres, ou ainda versando sobre projetos de desenvolvimento sustentável de cuidado com quelônios, essas foram algumas das propostas de valorização do conhecimento loca visando impulsionar o compartilhamento desses saberes em uma rede local de dados, e na Internet.

Criancas_JurutiVelho_set17

A imersão de dois integrantes da CooLab – Rodrigo Troian e este que vos escreve – foi possível com a articulação do professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Doriedson Almeida, proponente do projeto. Unindo os esforços da prefeitura de Juruti, que subsidiou a hospedagem e o transporte de lancha rápida, vencendo as 2 horas diárias que separavam o centro da cidade do povoado, e da Secretaria de Educação, que apoiou indicando um profissional da prefeitura para a ligação elétrica dos roteadores diretamente nos postes públicos, bem como da Associação de Moradores ACOJURVE, parceira da iniciativa, jovens como Adrian tiveram a oportunidade de aprender a gerenciar uma rede local de dados, visando manter e ampliar a rede mesh voltada para mais de 2 mil pessoas.

CooLab_JurutiVelho_Rede Instalada

 Outra colaboração fundamental partiu da Rádio Comunitária, com Josivan, seu principal articulador e locutor, que prontamente fez da rádio veículo de divulgação das oficinas de formação e da rede de roteadores. Juntos, os projetos de comunicação foram celebrados por diretores de escolas e de instituições públicas, como postos de saúde e delegacia, enquanto ferramentas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.

 A CooLab prevê a continuidade dos trabalhos de instalação de infra-estrutura de comunicação recebendo das comunidades e parceiros locais os recursos investidos, divididos em parcelas suaves. A proposta de micro-crédito visa garantir, ao mesmo tempo, tanto a adesão de novas comunidades à rede de provedores comunitários fomentada pela CooLab, exigindo também um compromisso local com a manutenção dos equipamentos, gerando um incremento econômico e de desenvolvimento social local.

CooLab_Team_CasaGloria
RedeMesh_JurutiVelho

Além de Juruti Velho, no Pará, outras instalações foram ou estão sendo planejadas e realizadas em outras localidades brasileiras, resultado do prêmio da Mozzila Foundation, que levou a um primeiro aporte de recursos para início dos micro-empréstimos. Atualmente, a CooLab busca novas fontes de recursos e parcerias, visando se aproximar das mais de 50 propostas que chegaram via chamada pública, todas denotando o desejo de conexão e formação, e sem perspectivas de serem atendidas por serviços comerciais de comunicação. Porém, mais do que a instalação de infra-estrutura, o trabalho de pesquisa da CooLab tem por objetivo uma conectividade responsável, que valoriza as tecnologias e conhecimentos já disponíveis no território onde se insere, destacando o caráter politicamente engajado do projeto, que determinou a priorização das comunidades e os atores com os quais se alia.

painelSolarJurutiVelho

Soluções técnicas sustentáveis para conectividade são cada vez mais acessíveis e simples, mesmo em territórios ermos e de difícil acesso. Interessa-nos destacar, no entanto, que a maneira de se relacionar com essas tecnologias requer uma apropriação voltada para a livre manifestação cultural e criativa, onde o trabalho de formação se mostra fundamental.

Embora a instalação tenha sido um sucesso, contando com a chegada da energia elétrica permanente meses depois, o acesso à Internet não aconteceu por ser a contratação da conexão muito cara para ser mantida pela comunidade. O empréstimo da CooLab nunca foi pago e a comunicação com os interlocutores locais é ocasional, sem muitas perspectivas de que se busquem os apoios necessários para manter a rede. Juruti Velho foi um de nossos primeiros laboratórios de instalação, uma experiência que fortalece a importância de uma imersão mais longa nas comunidades mais distantes, de difícil acesso, e o estabelecimento de contratos que garantam compromissos assumidos. E que venham novas parcerias!