Orcal – Catalytic intervention grants

O programa Catalytic intervention grants for a more sustainable community network environment visam apoiar um ambiente de rede comunitária mais sustentável. Para criar um tal ambiente, o programa tem como objetivo explorar formas de ultrapassar o isolamento das redes comunitárias locais, melhorar o seu acesso ao espetro, promover ativamente a sua diversidade e fornecer soluções para a sua resiliência, bem como inovação tecnológica.

Como parte do projeto Connecting the unconnected: Supporting community networks and other community-based connectivity initiatives o programa foi aberto para diferentes iniciativas pelo mundo, para saber mais acesse o site https://www.apc.org/en/catalytic-intervention-grants-more-sustainable-community-network-environment.

A Coolab se juntou com as organizações que trabalham com redes comunitárias na América Latina para criar a ORCAL, do acrônimo Organização das Redes Comunitárias da América Latina. Com o objetivo de desenvolver ações coletivamente no nosso continente.

O foco maior dessa organização é foi de difundir o LibreRouter no continente Latino-Americano, desde a homologação junto as instituições de regulamentação até os testes e desenvolvimento constante do equipamento.

Foram feitos inúmeros testes e uma interação muito grande entre as diversas redes comunitárias da América latina. Em especial uma troca presencial de conhecimentos na II Cúpula latino americana de redes comunitárias na Colômbia.

O librerouter e toda a dinâmica de aprendizagem esteve sempre auxiliado por uma metodologia fascinante, o coding dojo, nessa metodologia abrimos mão do receio de enfrentar os desafios que a programação traz.

No Brasil como resultado do projeto conseguimos um avanço com a ANATEL, que publicou no seu site uma diretriz para as redes comunitárias a se regulamentarem.

O librerouter está quase homologado no Brasil, faltando só as últimas etapas de teste para finalizar o processo. No final um processo bastante produtivo e muito importante para as redes comunitárias do país.