Memória Comunitária: a breve história de uma rede local de dados do século passado

Redes Locais de compartilhamento de dados são uma demanda crescente junto ao movimento global de Redes Comunitárias. Largamente conhecidas como LAN (local area network), as redes locais das quais trataremos se valem especialmente dos dispositivos móveis para se comunicarem – ao invés dos computadores de mesa bastante utilizados para jogos coletivos – e têm por objetivo o fortalecimento da comunicação de um bairro, de uma comunidade, de um grupo de interesse específico que tem em comum, primeiramente, o desejo de construção e expressão de uma territorialidade. Essa é a breve história de uma rede local computadorizada, pioneira e bem sucedida, o Memória Comunitária: um exemplo do século passado diretamente para o futuro das redes em todo o mundo!

Memória Comunitária (MC) foi um sistema público de comunicação informatizada criado em 1973 em Berkeley, Califórnia, e instalado em um loja de discos, a Leopold’s. Instalado próximo a um quadro de avisos tradicional, onde músicos e outros membros da comunidade utilizavam para postar cartões, folhetos e jornais promovendo performances, anúncios e classificados, a proposta visava permitir que usuários digitassem e armazenassem livremente suas mensagens: uma vez digitalizadas no computador, podia-se procurar em sua memória por uma mensagem específica.

Embora tenha sido inicialmente concebida como uma rede de compartilhamento de informações e recursos que ligava uma variedade de organizações econômicas, educacionais e sociais contraculturais entre si e com o público, MC logo foi entendido como um mercado de pulgas de informações, fornecendo recursos não-mediados, acesso bidirecional a bancos de dados de mensagens através de terminais de computadores públicos. Tão logo teve seu uso permitido a qualquer pessoa, sua importância se tornou notória, configurando-se em um meio de comunicação de fácil acesso, geral, que passava a servir à arte, literatura, jornalismo, comércio e potencializava as conversas sociais.

Memória Comunitária foi criado por Lee Felsenstein, Efrem Lipkin, Ken Colstad, Jude Milhon e Mark Szpakowski, que trabalhavam em projetos dentro do Centro de Computação Resource One no Project One em San Francisco. Esse grupo de amigos e colegas, todos pesquisadores de computação, queria criar um sistema simples que pudesse funcionar como fonte de informações da comunidade. Felsenstein cuidou do hardware, Lipkin do software e Szpakowski da interface com o usuário e da criação de informações. O Memória Comunitária, em sua primeira fase (1973-1975), foi um experimento voltado para a pesquisa sobre como as pessoas reagiriam ao usar um computador para trocar informações. Naquela época, poucas pessoas tinham contato direto com computadores. O MC foi concebido como uma ferramenta para ajudar a fortalecer a comunidade de Berkeley. Em um relatório sobre o projeto, afirma-se que “canais de comunicação fortes, gratuitos e não hierárquicos – seja por computador e modem, caneta e tinta, telefone ou pessoalmente – são a linha de frente da recuperação e revitalização de nossas comunidades”.

Os criadores e fundadores do MC eram todos entusiastas da contracultura do norte da Califórnia da década de 1960, que incluía a celebração da liberdade de expressão e o movimento anti-guerra. Apoiavam a tecnologia ecológica, de baixo custo, descentralizada e fácil de usar. Em seu livro Hackers: Heroes of the Computer Revolution, Steven Levy conta que os fundadores do MC estiveram envolvidos no Homebrew Computer Club, uma organização que contribuiu significativamente no desenvolvimento do computador pessoal.

O primeiro terminal foi um Teletype Modelo 33 ASR conectado ao computador SDS 940 por telefone, usando um modem acústico de 10 caracteres por segundo. Estava instalado no topo da escada que levava ao Leopold’s Records em Berkeley, bem ao lado do já citado e movimentado quadro de avisos. Como a máquina instalada era barulhenta, acabou colocada dentro de uma caixa de papelão, com uma tampa plástica transparente para que o que estivesse sendo impresso pudesse ser visto, e com orifícios para permitir a digitação. Foi provavelmente a primeira vez que muitos indivíduos que não estavam estudando um assunto científico tiveram a oportunidade de usar um computador.

Breves instruções foram afixadas abaixo do teclado modificado, explicando como enviar uma mensagem ao mainframe, como anexar palavras-chave a ele, como torná-lo pesquisável e como pesquisar essas palavras-chave para encontrar mensagens de outras pessoas. Para usar um terminal do Memória Comunitária, o usuário digitaria o comando ADD, seguido pelo texto do item e, em seguida, por qualquer palavra-chave sob a qual desejasse que o item fosse indexado. Para procurar um item, o usuário digitaria o comando FIND seguido por uma estrutura lógica de palavras-chave conectadas com ANDs, ORs e NOTs. Ao lado estava um assistente do MC, atraindo a atenção das pessoas e incentivando-as a adicionar e encontrar mensagens. Para sua sustentabilidade, foi criado um método particular de financiamento do projeto: os terminais disponibilizados eram operados por moedas, mas podiam oferecer textos para leitura sem custos. No entanto, para postar uma opinião, os usuários eram obrigados a pagar 25 centavos ou um dólar para iniciar um novo fórum.

Periodicamente, diretórios de itens adicionados mais recentemente ou de mensagens relacionadas a músicos eram impressos e colados no mural de avisos. Em outros locais dos terminais, os usuários procuravam por estranhos, para montar de piscinas a automóveis, organizar grupos de estudo, encontrar parceiros de xadrez ou até mesmo para passar dicas sobre bons restaurantes. Segundo Colstad e Lipkin, a taxa de uso do sistema era bastante alta e constante em relação ao ambiente dos terminais. Cerca de cinquenta buscas e dez adições ocorreram a cada dia em cada local. Dada a duração das sessões individuais com o sistema, pelo menos um terço da capacidade máxima de um terminal foi atingida.

O anonimato era possível e incentivado com o MC porque os usuários não eram obrigados a compartilhar seus nomes ou a se registrar para usar o sistema. Todas as informações no sistema eram geradas pela comunidade, o que tinha duas implicações. Em primeiro lugar, não havia nenhuma autoridade central de qualquer tipo que estabelecesse quais informações estariam disponíveis no sistema. A segunda implicação é que as informações não eram importadas de outros locais.

O software MC foi implementado como uma extensão do sistema de recuperação de informações de palavras-chave ROGIRS, escrito por Bart Berger e John M. Cooney no Resource One, que por sua vez foi derivado do MIRS (Meta Information Retrieval System) de Robert Shapiro. Foi escrito em QSPL e funcionava em um SDS 940, um sistema de compartilhamento de tempo do tamanho de oito geladeiras, originalmente usado por Douglas Engelbart em The Mother of All Demos, que havia sido doado ao Resource One para uso da comunidade.

Em 1974, tornou-se evidente que o MC precisava sair de sua casa no XDS-940 (que era grande, com pouca potência e antieconômica) e ser reconfigurado para uma rede de minicomputadores mais modernos. Foi fechado em janeiro de 1975; sua equipe deixou o Recurso Um e começou a buscar financiamento para um novo projeto que desenvolveria o software para uma versão replicável e em rede do MC.

Os registros da Memória da Comunidade contêm material de autoria e coletados por membros do Projeto de Memória da Comunidade (CM) de 1974 a 2000. Eles foram doados ao Museu em 2003 por Lee Felsenstein, um dos co-fundadores do Memória Comunitária, além de outros materiais, software, pôsteres e itens efêmeros relacionados ao CM. Os materiais de arquivo que foram processados são principalmente textuais, com algumas fotografias e outros recursos visuais. As partes da coleção criadas por funcionários e usuários do MC incluem registros administrativos, material promocional e imprensa, impressões do painel de discussão criadas nos terminais da MC, estatísticas de uso, projetos e especificações relacionadas ao equipamento e o software do MC, com manuais e registros de treinamento.

Um panfleto da coleção apresenta o MC como “um arquivo compartilhado da comunidade” ou uma “ferramenta para pensamento coletivo, planejamento, organização, fantasia e tomada de decisões”. As visões gerais do MC também podem ser entendidas como uma introdução ao paradigma de comunicação muitos-para-muitos, diferenciando-se dos modelos um-para-muitos mais tradicionais no século da comunicação analógica.

Por ser aberto e interativo, o MC se apresentava como uma alternativa para o modelo de transmissão dominante de mídia, como a TV. Se o noticiário nacional noturno da TV – tanto comentários quanto comerciais – dava às pessoas a “palavra”, representando para nós como as coisas “são”, a proposta do MC era abrir espaço para o intercâmbio de informações de pessoa para pessoa, reconhecendo e legitimando a capacidade de cada indivíduo em decidir por si mesmo quais informações deseja acessar.

Muitos dos fundamentos ideológicos que deram origem à Internet moderna são descritos na literatura do Memória Comunitária das décadas de 1970 e 1980. A importância do projeto é inquestionável para o nosso século cibernético, e inspirou a criação de uma lista de discussão assim apresentada:

Essa lista é denominada Memória Comunitária por dois motivos. Ele deseja armazenar e registrar as memórias de como esse mundo de computadores e pessoas interconectados surgiu – discutindo a história do ciberespaço usando as ferramentas do ciberespaço e, de certo modo, extraindo a memória coletiva de 50 anos de computação. O nome também faz referência ao Community Memory Project surgido em São Francisco, criado no início dos anos de 1970, que talvez seja o primeiro boletim eletrônico do mundo (se isso é verdade é um exemplo de um assunto para uma discussão apropriada). Essa lista será arquivada e armazenada em um site complementar da World Wide Web, com informações armazenadas por tópico. Material de arquivo, em formato eletrônico, também é bem-vindo no site. A URL é: http://memex.org/community-memory.html

Para mais informações, consulte o verbete da Wikipedia do referido projeto (em inglês), onde há vários links de referência deste post (que foi em grande parte traduzido), e boa leitura!

https://en.wikipedia.org/wiki/Community_Memory