Sobre a coolab

A CooLab – laboratório cooperativo de redes livres – é uma iniciativa que agrega diversas pessoas envolvidas com projetos de telecomunicação comunitária. Nosso objetivo é fomentar as infraestruturas autônomas, através da capacitação técnica e ativação comunitária e, sempre que possível, financiar esses projetos.

Entre os projetos que tiveram a participação de membros da cooperativa, citamos:

  • Redes WiFi da Casa dos Meninos, São Paulo/SP
  • Rede comunitária de Fumaça, Resende/RJ
  • Provedores comunitários no município de Campos/RJ
  • Transmissão de rádio digital por ondas curtas na Amazônia
  • Rede comunitária Kalungas

No começo de 2017, a Coolab foi selecionada no Desafio Equal Rating da Mozilla como projeto mais inovador, recebendo um apoio de 30 mil dólares para começar as operações. Com essa verba vamos montar as primeiras redes. Além disso tivemos um apoio de 10 mil reais da Fundação Ford através da Nuvem

Como Trabalhamos

Imagem de apoio
Apoiar

A Coolab acredita que ajudar as comunidades a criarem suas próprias redes através de recursos financeiros emprestados é um caminho para que este espírito solidário se multiplique e cada vez mais elas possam se ajuda.

imagem de uma aula
Capacitar

Só a infraestrutura não basta, para se ter autonomia é preciso apropriação do conhecimento e vontade de fazer acontecer. Nós compreendemos que conhecimento só existe se for compartilhado e nos enganjamos e incentivamos que todos que participarem deste processo possam aderir a esta corrente do bem.

mundo com pessoas de mãos dadas
Conectar

A rede não é meramente técnica, a rede é feita de pessoas. Acreditamos que as redes comunitárias são extensões da nossa vida real e nada melhor do que estarmos conectados com quem vivemos tão próximos.