Ajude a Divulgar a Campanha #LiberaOWifi

Nos da Cooperativa Laboratório de Redes Livres (Coolab) estamos lançando a campanha #LiberaOWifi visando conscientizar e instrumentalizar a população sobre a importância de compartilhar o acesso a Internet em tempos de pandemia e quais são os passos necessários para fazer isso (#FiqueEmCasa). Dentro dos próximos dias estaremos distribuindo em nossas redes materiais sobre como configurar seu equipamento para criar uma rede pública compartilhando o #WifiSolidario

Embora a utilização da Internet faça parte do cotidiano de muita gente, aproximadamente 3.2 bilhões de pessoas ainda estão desconectadas

Como informação e a liberdade de expressão constituem os principais pilares das democracias e atualmente ambas dependem da comunicação através da rede, a ONU declarou o acesso a Internet como um direito fundamental. Aqui no Brasil temos o Marco Civil da Internet, aprovado em 2014, que no seu artigo 7º afirma que o acesso à Internet é essencial ao exercício de cidadania. Mesmo assim a era da conectividade não contemplou a todes e muitas vezes a precariedade dos serviços prestados aumenta as barreiras quando deveriam construir pontes.

O modelo dos pacotes de dados adotado pelos provedores nacionais limitam o acesso a sites como Facebook e WhatsApp, dessa forma colaborando para a propagação de noticias falsas uma vez que as fontes de pesquisa estão limitadas. Em tempos de pandemia a difusão de dessas noticias provoca um aumento no significativo no numero de pessoas infectadas.

Utilizamos a internet para consumir diferentes serviços e realizar varias atividades, que vão do envio de e-mails, a transferência e armazenamento de arquivos, passando pelas compras online, consulta a serviços do governo ou assistir aulas online. Mais que um item de conforto, sabemos que o acesso a Internet tornou-se uma necessidade. Compartilhar o wi-fi e facilitar a acesso a Internet na sua comunidade é uma maneira solidária e segura de combater o Coronavírus.

#Libera\o/Wifi

Acesses os canais de suporte técnico para tirar suas dúvidas sobre como configurar o Wi-Fi: