Revisitando Jaexa Porã

No dia 1 de julho a Coolab retornou à Aldeia Boa Vista, em Ubatuba. A aldeia Boa Vista foi uma das comunidades auxiliadas pela Coolab na instalação da rede comunitária.

Um dos moradores, Mirim, ficou encarregado de pagar a conta da internet via satélite, compartilhada em malha por toda a aldeia. A conta seria dividida entre todos os usuários, e  o controle feito através do portal cativo. Em pouco tempo o sistema foi burlado pelos próprios moradores da aldeia , e a internet passou a ser aberta, caindo toda a conta para o Mirim, que não conseguiu articular com os outros índios para uma divisão justa desta conta.

Assim, entrou em contato conosco para que cancelássemos a internet e viéssemos retirar os equipamentos. Hiure se articulou com Mirim alguns dias antes, e combinamos de subir pegar os equipamentos. Entramos na aldeia, depois de atravessar um rio que desce do alto da montanha, encontrando os roteadores pendurados nos mesmo lugares que havíamos deixado.

Mirim nos recebeu com aquele mesmo sorriso calado e de fala resumida. Tiramos o roteador de sua casa e quando abrimos a caixa estava cheia de formigas carregando seus ovos, a caixa estava virando moradia. Conversando, Mirim nos contou que sua mulher não queria que ele cancelasse a internet porque ela usa muito, mas ele não estava conseguindo cobrir sozinho. Apesar disso elogiou a rede que funcionava muito bem ali na casa dele, mas alguns pontos às vezes falhavam. A sua esposa nos contou que para ela era muito útil a internet, porque sendo ela trabalhadora da área da saúde era muito útil para se comunicar com o posto, que ficava na entrada da aldeia. Ela continuava na ideia de que não deveriam encerrar a conta com o satélite, mas isso já havia sido feito.

Quando entendemos que o único problema era o pagamento da conta combinamos com ele de manter a estrutura da rede, tirando claro o roteador formigueiro, e que iríamos pesquisar sobre outros possíveis links ou outros possíveis fundos que poderíamos acessar para cobrir esta conta.

Saímos de lá pensando na introdução a chats locais e na instalação do Pirania ( novo sistema de portal cativo para redes mesh ) Outra questão que seria interessante estudar é como articular o uso da fibra ótica da escola. Nossa próxima visita está marcada para agosto.